sábado, 2 de abril de 2016



USO MEDICINAL DA XANANA

Chanana (Turnera ulmifolia L.)

         Conhecida também como flor-do-guarujá, turnera, albina e também damiana.
Alguns gêneros são utilizados como antiinflamatório, antidepressivo e calmante, pela produção de substâncias aleloquímicas, que são muito utilizadas na medicina popular. 
      O estudo e a identificação dos seus microrganismos endófitos torna-se importante pelo seu potencial biotecnológico para aplicação na agricultura e na medicina.
        Na medicina é empregada no tratamento de acne, tumores, diabetes, albuminúria, amenorréia e processos inflamatórios do sistema respiratório. O seu óleo essencial inibe o crescimento de fungos do gênero Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. 
         Considerada planta invasora em solos cultivados, conseqüência da fácil dispersão das sementes.
Apresenta efeitos psicoativos e terapêuticos com propriedades tônica, estimulante, afrodisíaca, diurética, expectorante e adstringente. 
     A espécie Turnera diffusa, conhecida como ‘damiana’ foi muito usada pelos Astecas como remédio contra a impotência. 
      Os Maias usavam-na para estimular o prazer sexual e os índios da América do Sul, a usavam como chá curativo.
       A turnera é usada também como essência floral, indicada para pessoas instáveis que se fecham dentro de si mesmas.
        Para artrite o uso da flor em infusão com álcool a 70% e passar com algodão no local 2-3 vezes ao dia.

Indicações: Está sendo indicada para pacientes com deficiência na imunidade, aidéticos e outros com problemas de albuminúria, bronquite, diabete, digestão, disenteria, dismenorreia (dor menstrual), dispepsia, dor de dente, dor em geral, dor nas costas, febre, gripe, hemorragia, incontinência urinária, leucorreia, lumbago (dor na região lombar), má digestão, metrorragia (sangramento do útero), puerpério (período pós-parto), reumatismo, tônico, tórax, vertigem, vesícula.

Modo de usar:
- infusão das folhas: emoliente, adstringente, diabete, albuminúria, tônico geral, má digestão, dispepsia, leucorreia.
-  decocção das raízes: expectorante, incontinência urinária.

Pesquisas com a Xanana:

         O HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) tem nova opção de tratamento. O Departamento de Farmácia da UFMA desenvolve há 18 anos um fitoterápico à base da planta Chanana para utilização em soropositivos.
         O tratamento consiste na ingestão da tintura da Tunera guynensis L. (nomenclatura científica da chanana) pelos pacientes atingidos pelo vírus. “A planta tem propriedades energéticas.

Planta chanana/xanana ou Turnera






40 comentários:

  1. BOA TARDE MEU AMADO IRMÃOS,MEU NOME FRANCISCO HERMES SALVIANO DE LIMA TENHO 63 ANOS,SOU NATURAL DO PIAUI DA CIDADE PIO IX,SOU PORTADOR DE HIPERTENSÃO,DIABETE,MÁ CIRCULAÇÃO,ESTOU COM INTOLERANÇÃO A AO LEITE,É TOMAR VEM LOGO A DIARREIA,PRECISO SABER DOS SENHORES PESQUISADORES DESTA PLANTA,SE EU POSSO FAZER USO DA FLOR DE ARRUJA,COMO É CONHECIDA CHANANA,EU TOMO MEDICAMENTO PARA HIPERTENÇÃO.DIABETE,COLESTEROL,EU PRECISO DE ME LIBERTAR DESTES MEDICAMENTOS DA INDUSTRIA FARMACÊUTICA,QUE SÓ TEM ME PREJUDICADO A MINHA SAÚDE DEVIDO OS SEU EFEITOS COLATERAIS, E COMO POSSO ADQUIRI ATÉ MESMO EM CAPSULA,ESPERO E AGUARDO UMA RESPOSTA FAVORAVEL DOS SENHORES PESQUISADORES DESDE JÁ FICO MUITO GRATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Hermes, seja bem vindo!
      Primeiramente minha desculpas pela demora, é que fico dividido entre o meu trabalho, meu Canal no YouTube e aqui no Blog onde sou menos frequente. Enfim a correria é grande!!
      Hermes aqui onde moro a xanana ou damiana é encontrada naturalmente e se propaga como erva daninha. Mas sabemos que têm comprovada eficácia em várias enfermidades, com eficiência comprovada.
      É possível vc encontrar no Mercado Livre, tanto o chá como o extrato e o pó. Vou te enviar o link para que vc possa analisar os preços e se possível comprar.
      CHÁ: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862617866-cha-sabores-da-bisa-damiana-pacote-com-30g-_JM

      Damiana Chá em pote: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-892010593-cha-de-damiana-60-gramas-91-_JM

      Damiana em pó 500 gramas: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876709194-damiana-po-cha-500-gr-_JM

      Melhoras meu amigo e visite também meu Canal no YouTube, têm muitos vídeos interessante e muitas receitas de plantas e chás.
      Gd abraço!!

      Excluir
    2. Meu nome é Joella Rice de Lucea Jamaica morando em Orlando Florida EUA. Estou entusiasmado e quero usar esta oportunidade para agradecer a Dr.UDO que me ajudou a pôr fim ao meu HIV positivo. Tudo aconteceu há 4 meses, quando vi um artigo de testemunhos na internet sobre como Dr.UDO usou suas medicinas à base de plantas para curar pessoas de HIV, câncer e outras doenças mortais, incluindo infecções por herpes, HPV, Hepatite, Sífilis, Virgina e outras Infecções virais. Então copiei urgentemente o Dr.UDO, o endereço de e-mail: DRUDOHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM e o número WhatsApp +2348051075165, e eu entrei em contato com ele. Eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer com medo porque eu nunca acreditei que ele é real, mas fui adiante para pedir suas medicinas ervas na dúvida. Antes do final desse mesmo mês, os medicamentos chegaram a mim aqui em Orlando. Eu estava na medicação conforme ele prescreveu. Depois de quatro semanas, assim como ele me disse que eu fui ver o meu médico para um novo check-up, meu pessoal foi um milagre quando o resultado do teste estava fora, mas não estava suficientemente convencido, eu tinha que ir para outros 5 hospitais para outro verificar e os resultados estavam lendo HIV negativos. Cerca de um mês de intervalo, Dr.UDO me escreveu para um novo resultado, então fui a um novo hospital para verificar minha condição, o resultado foi surpreendente quando o técnico de laboratório disse que o teste é mais uma vez HIV negativo. minha maneira simples de mostrar minha gratidão a ele é dirigir pessoas com problemas semelhantes ao Dr.UDO. Você pode contatá-lo no DRUDOHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM ou no número WhatsApp +2348051075165. Meu conselho é entrar em contato com ele e informá-lo sobre suas condições de saúde e doença. E você pode falar comigo no meu e-mail: Joellarice96@gmail.com ou me seguir no twitter: @ joellarice96

      Excluir
    3. Muito lindo este site, pena que é quase impossível ler.

      Excluir
  2. DESDE 2014 QUE EU VENHO PESQUISANDO SOBRE A FLOR DE ARRUJA OU MAIS CONHECIDA COMO CHANANA, E TENHO OBSERVADO A SUA EFICACIA,COMO FICO A MINHA CIDADE É MAIS PRÓXIMO DO ESTADO DO MARANHÃO, E POR TER LOCALIZADO NO GOOGLE ESTE SENHORES PESQUISADORES,EU JÁ PROCUREI AQUI NAS FARMÁCIAS NA MINHA CIDADE MAS ELES NÃO TRABALHA COM A FLOR ARRUJA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Hermes, aí vai o link para vc poder comprar a damiana no Mercado Livre. Têm o chá e a damiana em pó.

      Damiana em pó:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876709194-damiana-po-cha-500-gr-_JM

      Damiana chá: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-892010593-cha-de-damiana-60-gramas-91-_JM

      Melhoras meu amigo e visite meu Canal no YouTube, vc vai encontrar muitas receitas de chá e plantas medicinais.
      PROFESSOR EDIVALDO BRITO:https://www.youtube.com/channel/UCCAdK7Fa5ec4-Hy-4grG0Xg

      Excluir
    2. Só para avisar que a Chanana não é a Damiana apesar de serem de mesma família. Seria importante enfatizar aos seus seguidores que os benefícios também são diferentes. Visualmente a Chinana é bege e a Mamiana amarela

      Excluir
    3. É verdade, chanana é uma , Damiana é outra , erros podem acarretar sérios problemas

      Excluir
  3. Boa tarde amigos pesquisadores. Meu nome é José Luciano,53 anos, moro em Natal/RN. Estou com a próstata bem desenvolvida. Tem muitas na minha casa, são muito bonitas mas nunca fiz chá. Que parte posso usar?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Galego, seja bem vindo!!
      Todos as partes da planta são utilizadas, desde as folhas, flores e as raízes.
      Eu particularmente costumo usar as raízes para fazer o chá porque é menos concentrada e são menores as possíveis reações adversas que por ventura venha acontecer. Vc pode fazer das raízes secas ou ainda frescas. Ferva um boa parte de raízes em 1 litro de água e tome de 2 a 3 xícaras de chá ao dia.

      Um boa semana e desculpe a demora!!

      Excluir
  4. Boa tarde! Também estou com a prostata inflamada e me indicaram o chá dessa erva. O problema é que tem me causado diarréia constante. Tomava 30 gotas 2 vezes ao dia mas diminui para 20 gotas. Qual a opinião de vocês?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Vanderson, desculpe à demora!
    O chá e a tintura de chana têm sido utilizado com eficácia em pacientes com quadros de câncer, HIV, diabetes, depressão , pneumonia e diarreia, com pacientes com câncer de próstata os resultado têm sido ótimos segundo os estudos da Doutora Terezinha Rego do Depto. de Farmácia da Universidade do Maranhão , que estada a planta há 18 anos, tendo sido demonstrados melhoras dos pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia, melhorando consideravelmente os sintomas de vômitos e mal estar quando se submetem a tratamentos severos contra certos câncer.

    A chana têm sido utilizada contra a diarreia com muito sucesso se vc tomou e provocou reações adversas reveja a sua dosagem diminuindo a dosagem até conseguir o efeito desejado.

    E quanto ao chá também deve ser tomado com moderação nas seguintes dosagens:
    30 g de chanana lavada e picada

    Para ½ litro de água

    Modo de Preparo: Ponha a água na panela deixe levantar Fervura adicione a xanana já picada, abafe e deixe ferver por 5 minutos. Tome 2 vezes ao dia não ultrapassando 7 dias. pois pode afetar fígado.

    Um abraço fraterno e espero tê ajudado!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho problemas de infecção urinária recorrente. A xanana, poderia ser utilizada para esse tipo de infecção?

    ResponderExcluir
  7. preciso de uma planta para tratamento de estomago, refluxo e esofagite

    ResponderExcluir
  8. A Damiana tem a flor toda amarela
    A chanana tem a flor branca e amarela á uma diferença ou é a mesma planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para avisar que a Chanana não é a Damiana apesar de serem de mesma família. Seria importante enfatizar aos seus seguidores que os benefícios também são diferentes. Visualmente a Chinana é bege e a Mamiana amarela

      Excluir
  9. Boa tarde, me chamo Jonathan sou estudante do curso de química e estou fazendo a minha pesquisa em cima dessa planta Turnera Subulata Sm. mais conhecida por vocês como chanana. Gostaria de saber quais os dados levantados pelo senhor Professor Edivaldo Brito ou até mesmo onde os conseguiu, pois em minha pesquisas não tenho encontrado certas informações que aqui o senhor apresenta, não quero de forma alguma lhe ofender quero apenas ampliar minha pesquisa se possível compartilhe suas informações e suas bases para tais afirmações.

    ResponderExcluir
  10. Happiness is all i see now I never thought that I will be cured from HERPES virus again. I have been suffering from a deadly disease (HERPES) for the past 3 years now, I had spent a lot of money going from one places to another, from churches to churches, hospitals have been my home every day residence. Constant checks up have been my hobby not until this faithful day, I was searching through the internet, I saw a testimony on how Dr Ogudugu helped someone in curing his HERPES disease, quickly I copied his email which is greatogudugu@gmail.com just to give him a test I spoke to him, he asked me to do some certain things which I did, he told me that he is going to provide the herbal cure to me, which he did, then he asked me to go for medical checkup after some days after using the herbal cure, behold I was free from the deadly disease, he only asked me to post the testimony through the whole world, faithfully am doing it now, please brothers and sisters, he is great, I owe him in return. If you are having a similar problem just email him on ( greatogudugu@gmail.com ) or you can whatsApp his mobile number on +27663492930

    ResponderExcluir
  11. Como faço pra adquirir a tintura da chanana moro em Timon.maranhao próximo a Teresina

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Só para avisar que a Chanana não é a Damiana apesar de serem de mesma família. Seria importante enfatizar aos seus seguidores que os benefícios também são diferentes. Visualmente a Chinana é bege e a Mamiana amarela

      Excluir
    2. Boa tarde a Chanana e branca pela a beirada e no centro amarela , a Damiana e toda amarela.

      Excluir
  13. Ótimas.iformacoes meu tem estennose interna já fez corre mais esse não tem cura morro dele não mais urina comecei fazer d chanfana a uma semana tá urinando quase normal e a diabet baixou muito tou bem animada

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde o chá tem q ser feito com a planta verde ou seca?

    ResponderExcluir
  15. Que uso posso fazer com a Xanana na espiritualidade?

    ResponderExcluir
  16. Só para avisar que a Chanana não é a Damiana apesar de serem de mesma família. Seria importante enfatizar aos seus seguidores que os benefícios também são diferentes. Visualmente a Chinana é bege e a Mamiana amarela

    ResponderExcluir
  17. Chegando aqui no Ceará, fiquei encantada com as plantas diferentes e como sempre, curiosa que sou,comecei a me interessar e fui às pesquisas... são tantas,mas tantas,que fiquei impressionada.minha gente!! E hoje eu falo dessas maravilhas: chanana e Damiana. Mas agora acabei ficando na dúvida! Esta flor é a qual das duas? São iguais,ao meu ver.rsrss tira essa dúvida por favor.
    Parabéns e obgd

    ResponderExcluir
  18. Fiquei muito feliz em saber sobre a eficácia da chanana e gostaria de saber após os 7 dia de uso quando deverei voltar a uda-la

    ResponderExcluir
  19. Vocês estão de parabéns pelas informações sobre a planta e suas propriedades

    ResponderExcluir
  20. I am very much happy to share to every viewers that is reading this,I want to inform the whole public of how I got help for my herpes, I wanted this since 6 months ago, I have also taken treatment from some doctor,few weeks back I came on the net to see if I will be able to get any information as to cure my herpes, on my search I saw various testimony of people who was helped by a great man called Dr Akhigbe and without any hesitation, I contacted him, I wrote to him and and he guided me, I asked him for solutions and he started the remedies for me and indeed 3 weeks after I started using the medicine, I was completely happy as it worked for me.I went to the hospital for check up and indeed I was declared negative from my disease, and I also waited again for two weeks and went back to another hospital for check up to be fully sure and to my great surprise I was still declared negative, and I decided to share this great opportunity to those people out there fighting this sickness, You can contact him now for your medicine to cure your diseases, contact his Email; drrealakhigbe@gmail.com or Whatsapp 2348142454860.   website. hpps:drrealakhigbe.weebly.com
    Dr  Akhigbe also cure diseases like..
    HIV
    Herpes
    CancerChronic DiseaseAsthmaParkinson's diseaseExternal infection
    Als,common coldmultiple sclerosis diseaseNausea, Vomiting or DiarrheaHeart Disease
    DiabetesKidney DiseaseLupusEpilepsyStrokeEczemaEating DisorderBack Pain. etc
    contact him for your solution

    ResponderExcluir
  21. Tenho um mioma como posso usar a chanana...

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso conteúdo, só uma dica.. Coloca um fundo colorido e sólido no texto.. Esse fundo transparente dificulta a leiura

    ResponderExcluir
  23. minha irmã tem dor de barriga ela tem problema de estômago e gastiste qual e o remédio cazeiro bom

    ResponderExcluir

Precisamos de sua opinião e de suas sugestões para melhorar o nosso trabalho!